sexta-feira, 15 de maio de 2020

Se deseja explorar mais sobre o que são emoções e como identificá-las,através de um pequeno questionário, sugerimos que clique no link abaixo. Boa sorte!

segunda-feira, 11 de maio de 2020


 
Depressão pós-parto


A depressão pós-parto é muito mais do que uma simples tristeza passageira. Trata-se de uma doença comum - afeta entre 20 a 35% das mulheres - mas séria, que pode e deve ser tratada. Não só porque pode “roubar” à mãe a oportunidade de desfrutar daquela que é para muitas mulheres um dos momentos mais felizes da sua vida, mas também porque perturba o bem-estar da mãe e, possivelmente, do seu bebé.

Não, a culpa não é só das hormonas (estrogénio e progesterona), embora as alterações hormonais se relacionem efetivamente com alterações do humor. A depressão pós-parto deve-se antes à combinação de uma série de fatores, designadamente biológicos, psicológicos, familiares e socioeconómicos.

Sabemos hoje que um dos principais precursores da depressão pós-parto é a ansiedade que está associada à gravidez. Por norma os primeiros sinais de depressão pós-parto começam durante a gravidez. Devem-se ter em conta estados de ansiedade e história psiquiátrica da mulher antes e durante a gravidez.

A depressão pós-parto pode ter um impacto negativo na saúde da mãe, bem como na saúde e no desenvolvimento do bebé. Felizmente, a depressão pós-parto é tratável. Existe medicação segura mesmo durante a gravidez e amamentação. Mas só o médico poderá dizer quais e como os tomar, pelo que as mulheres deverão sempre ter acompanhamento psicológico em parceria com a psicofarmacologia.

Para mais informações sobre a depressão pós-parto recomendamos que consulte este artigo e este vídeo.

quarta-feira, 6 de maio de 2020


Dear Evan Hansen

Dear Evan Hansen é um musical que estreou na Broadway em dezembro de 2016 e ganhou em 2017 o Tony Award de melhor musical (os Tony Awards são mais ou menos os óscares do teatro musical).
Veio revolucionar esta indústria por falar de temas até então pouco discutidos, especialmente nas artes performativas. 

O musical conta a história de um rapaz, Evan Hansen, que anda no secundário e tem um transtorno de ansiedade social, sendo, por isso, bastante solitário. Evan quer mais do que tudo, encaixar-se, mas quando escreve que uma carta que vai parar às mãos erradas tudo se desmorona.
Escreve uma carta que não fora feita para ser vista,
Conta uma mentira que nunca fora para ser contada,
E, de repente, tem uma vida que nunca sonhou ter.

Aborda temas como mentira, morte, depressão, ansiedade e suicídio, mas educando as pessoas em relação a tais temas e de uma maneira que os torna um pouco menos pesados, com a ajuda da música.
Em seguida, apresentamos três músicas deste musical com as quais nos podemos identificar no nosso dia a dia.

A primeira é o "Anybody have a Map" que mostra a impotência de duas mães que não sabem como ajudar os seus filhos adolescentes. No entanto, todos nós nos identificamos um pouco com isto, pois não conseguimos controlar tudo o que se passa nas nossas vidas.

"Does anybody have a map?
Anybody maybe happen to know how the hell to do this?
I don't know if you can tell
But this is me just pretending to know
So where's the map?
I need a clue
'Cause the scary truth is
I'm flying blind
And I'm making this up as I go"

A segunda música que gostaríamos de apresentar chama-se "Waving through a window" e nela destaca-se o sentimento de não sermos ouvidos. Muitas vezes sentimo-nos desamparados, sem rumo e sem ninguém que nos oiça. O Evan também se sente assim e pergunta-se se ao acenar numa janela, se alguém lhe acena de volta. Ou seja, se alguém o ouve ou está lá caso precise. Todos passam por ele, mas sente que ninguém o vê realmente.



(performance nos Tony Awards 2017)
"On the outside, always looking in
Will I ever be more than I've always been?
'Cause I'm tap, tap, tapping on the glass
I'm waving through a window
I try to speak, but nobody can hear
So I wait around for an answer to appear
While I'm watch, watch, watching people pass
I'm waving through a window, oh
Can anybody see, is anybody waving back at me?"


Finalmente, Evan apercebe-se que existe espaço para todos no mundo e que, eventualmente, todos seremos "encontrados" por alguém, tal como ele foi.
Por isso, aqui fica a música de esperança, "You will be found", que nos é dada por este musical.


"Even when the dark comes crashing through
When you need a friend to carry you
When you're broken on the ground
You will be found"
So let the sun come streaming in
'Cause you'll reach up and you'll rise again
Dear Evan Hansen é, assim, um musical de esperança.
Esperança de que há um lugar para nós no mundo,
Esperança de que alguém vai olhar para nós como somos,
Esperança de que vamos conseguir fazer a escolha certa,
E Esperança de que tudo se vai resolver.