domingo, 21 de junho de 2020

Os Amuletos da Sorte

Sabiam que os amuletos da sorte funcionam se acreditarmos no seu poder? A isto se dá o nome de efeito placebo. Saiba mais neste vídeo 


14 melhores amuletos para atrair muita sorte - Tediado

quinta-feira, 18 de junho de 2020


Emoções nos animais

40 amizades improváveis entre animais – Observador


Nesta Ted Talk, Carl Safina leva-nos até à vida e mente de animais de todo o mundo, observando a sua profunda capacidade de percepção, pensamento e emoção, mostrando ao mundo que "it", no inglês, é um determinante inadequado para nos referirmos aos animais.

quarta-feira, 17 de junho de 2020



Transtorno de ansiedade social: o que é isso e como lidar? – Bem Viver Mais





Ansiedade social refere-se ao nervosismo ou desconforto em situações sociais, habitualmente devido ao medo que a pessoa tem de poder fazer alguma coisa que possa ser considerada embaraçosa ou ridícula, ou na qual possa causar má impressão, ou que possa ser julgada, criticada ou avaliada negativamente por outras pessoas. 
A intensidade da ansiedade social e a extensão das situações sociais temidas variam de pessoa para pessoa e está relacionada com diversos factores que poderão incluir estilos e traços de personalidade (por exemplo, introversão, timidez ou perfeccionismo). Se quiser aprofundar mais o seu conhecimento sobre o que é a ansiedade social recomendamos a leitura deste artigo e a visualização deste vídeo, que retrata como é viver com este transtorno.



1-800-273-8255 é uma música do rapper norte-americano Logic. O videoclipe desta música, cujo título é uma referência ao número da linha de apoio ao suicídio nos Estados Unidos, mostra uma história de dois rapazes homossexuais que não são aceites pelos pais, chegando um deles a tentar o suicídio. Esta música mostra-nos que por pior que estejamos emocionalmente, vale sempre a pena continuar a viver. Assim, recomendamos, vivamente, que ouçam esta música e reflitam sobre alguém que conheçam que pode estar emocionalmente mal e de que maneiras é que as podem ajudar.
Para ouvir a música clique na imagem.


"After watching this, your brain will not be the same"


 Neuroscientist discovers hidden region in the human brain


Clique AQUI para visualizar uma Ted Talk sobre o cérebro

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Uma curiosidade que mostra o quão as atitudes e comportamentos variam consoante a cultura.

Watch Wall Clock | Modern Wall Clock | EQ3 Canada

Em muitas partes do mundo, chegar tarde a um encontro social é algo considerado bastante rude, mas esse não é o caso no Chile. Se o anfitrião diz que o jantar será servido às 20:00, os convidados são esperados em torno de 20:15 ou até 20:30. Chegar na hora ou mais cedo pode significar apanhar o anfitrião desprevenido, e o convidado será considerado “muito ansioso”. No Equador, chegar com 15-20 minutos de atraso também é considerado ser “a horas”.

domingo, 7 de junho de 2020

 Vídeo bastante interessante sobre qual a razão, a probabilidade e quais as vantagens de ser homossexual.



Como não temos todos as mesmas tradições culturais, decidimos trazer um artigo muito interessante sobre uma tribo na Papua-Nova Guiné, cujo o ritual de passagem é fazer cortes na pele para esta assemelhar-se à de um crocodilo. Para descobrir mais sobre esta tribo clique aqui.


sexta-feira, 15 de maio de 2020

Se deseja explorar mais sobre o que são emoções e como identificá-las,através de um pequeno questionário, sugerimos que clique no link abaixo. Boa sorte!

segunda-feira, 11 de maio de 2020


 
Depressão pós-parto


A depressão pós-parto é muito mais do que uma simples tristeza passageira. Trata-se de uma doença comum - afeta entre 20 a 35% das mulheres - mas séria, que pode e deve ser tratada. Não só porque pode “roubar” à mãe a oportunidade de desfrutar daquela que é para muitas mulheres um dos momentos mais felizes da sua vida, mas também porque perturba o bem-estar da mãe e, possivelmente, do seu bebé.

Não, a culpa não é só das hormonas (estrogénio e progesterona), embora as alterações hormonais se relacionem efetivamente com alterações do humor. A depressão pós-parto deve-se antes à combinação de uma série de fatores, designadamente biológicos, psicológicos, familiares e socioeconómicos.

Sabemos hoje que um dos principais precursores da depressão pós-parto é a ansiedade que está associada à gravidez. Por norma os primeiros sinais de depressão pós-parto começam durante a gravidez. Devem-se ter em conta estados de ansiedade e história psiquiátrica da mulher antes e durante a gravidez.

A depressão pós-parto pode ter um impacto negativo na saúde da mãe, bem como na saúde e no desenvolvimento do bebé. Felizmente, a depressão pós-parto é tratável. Existe medicação segura mesmo durante a gravidez e amamentação. Mas só o médico poderá dizer quais e como os tomar, pelo que as mulheres deverão sempre ter acompanhamento psicológico em parceria com a psicofarmacologia.

Para mais informações sobre a depressão pós-parto recomendamos que consulte este artigo e este vídeo.

quarta-feira, 6 de maio de 2020


Dear Evan Hansen

Dear Evan Hansen é um musical que estreou na Broadway em dezembro de 2016 e ganhou em 2017 o Tony Award de melhor musical (os Tony Awards são mais ou menos os óscares do teatro musical).
Veio revolucionar esta indústria por falar de temas até então pouco discutidos, especialmente nas artes performativas. 

O musical conta a história de um rapaz, Evan Hansen, que anda no secundário e tem um transtorno de ansiedade social, sendo, por isso, bastante solitário. Evan quer mais do que tudo, encaixar-se, mas quando escreve que uma carta que vai parar às mãos erradas tudo se desmorona.
Escreve uma carta que não fora feita para ser vista,
Conta uma mentira que nunca fora para ser contada,
E, de repente, tem uma vida que nunca sonhou ter.

Aborda temas como mentira, morte, depressão, ansiedade e suicídio, mas educando as pessoas em relação a tais temas e de uma maneira que os torna um pouco menos pesados, com a ajuda da música.
Em seguida, apresentamos três músicas deste musical com as quais nos podemos identificar no nosso dia a dia.

A primeira é o "Anybody have a Map" que mostra a impotência de duas mães que não sabem como ajudar os seus filhos adolescentes. No entanto, todos nós nos identificamos um pouco com isto, pois não conseguimos controlar tudo o que se passa nas nossas vidas.

"Does anybody have a map?
Anybody maybe happen to know how the hell to do this?
I don't know if you can tell
But this is me just pretending to know
So where's the map?
I need a clue
'Cause the scary truth is
I'm flying blind
And I'm making this up as I go"

A segunda música que gostaríamos de apresentar chama-se "Waving through a window" e nela destaca-se o sentimento de não sermos ouvidos. Muitas vezes sentimo-nos desamparados, sem rumo e sem ninguém que nos oiça. O Evan também se sente assim e pergunta-se se ao acenar numa janela, se alguém lhe acena de volta. Ou seja, se alguém o ouve ou está lá caso precise. Todos passam por ele, mas sente que ninguém o vê realmente.



(performance nos Tony Awards 2017)
"On the outside, always looking in
Will I ever be more than I've always been?
'Cause I'm tap, tap, tapping on the glass
I'm waving through a window
I try to speak, but nobody can hear
So I wait around for an answer to appear
While I'm watch, watch, watching people pass
I'm waving through a window, oh
Can anybody see, is anybody waving back at me?"


Finalmente, Evan apercebe-se que existe espaço para todos no mundo e que, eventualmente, todos seremos "encontrados" por alguém, tal como ele foi.
Por isso, aqui fica a música de esperança, "You will be found", que nos é dada por este musical.


"Even when the dark comes crashing through
When you need a friend to carry you
When you're broken on the ground
You will be found"
So let the sun come streaming in
'Cause you'll reach up and you'll rise again
Dear Evan Hansen é, assim, um musical de esperança.
Esperança de que há um lugar para nós no mundo,
Esperança de que alguém vai olhar para nós como somos,
Esperança de que vamos conseguir fazer a escolha certa,
E Esperança de que tudo se vai resolver.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Como hoje é o dia mundial da dança decidimos trazer aqui um artigo sobre as suas vantagens na saúde mental


"Most of us are familiar with the great feeling obtained from spending time out on the dance floor. From weddings and holiday parties to aerobic classes or even dance lessons, moving our body often does a lot to lift our mood. It turns out there is a scientific explanation behind those mood-boosting moves, and there are ways we can use dance to improve our mental health.
There are many benefits of dance supported by research. Dance improves your heart health, overall muscle strength, balance and coordination, and reduces depression. These benefits have been seen across a variety of ages and demographics.
Swedish researchers studied more than 100 teenage girls who were struggling with issues like depression and anxiety. Half of the girls attended weekly dance classes, while the other half didn’t. The results showed the girls who took the dance classes improved their mental health and reported a boost in their mood. These positive effects lasted up to eight months after the dance classes ended. The researchers concluded dance could result in a very positive experience for participants and could potentially contribute to sustained new healthy habits.
Teens aren’t the only ones who can dance their way to mental health. Senior adults (and adults of all ages) can reap the benefits too. A small group of senior adults, ages 65-91, was recently studied in North Dakota. After taking 12 weeks of Zumba (a dance fitness class), the seniors reported improved moods and cognitive skills. Not to mention increased strength and agility.
Aside from the benefits of movement and music, dancing also allows us to become more connected and social. Making new friendships or reconnecting in an old relationship can be a wonderful side effect of dance. These social interactions can go a long way in improving mood and mental health.
If you are struggling with depression, consider trying dance as a form of therapy. While dancing should never replace seeking out help from a professional, it can be one tool you use to stay healthy. A formal dance class, exercise class, or even alone in your room could be enough to make a difference."



O que a Psicologia nos diz sobre a felicidade



















sexta-feira, 24 de abril de 2020



Aqui está uma ted talk com algumas teorias das razões pelas quais sonhamos. 
Carreguem na imagem para aceder